terça-feira, 31 de março de 2009

Livros didáticos pra lá de Marraqueche

Meus caros leitores, dia desses iremos redescobrir continentes perdidos nos livros didáticos. Oxalá Atlântida renasça das profundezas. Não vou hesitar em pedir opinião aos seus nativos sobre a replicação de países no continente Sul-americano. Quando os paraguaios souberem que o seu país aparece em duplicidade, vão ficar fulo da vida. E, desta vez, os créditos são dos brasileiros: somos mui amigos! Com esse fenômeno de "geração espontânea", o Equador e o Uruguai tomaram Doril!
Embora o Ministério da Educação e Cultura (MEC) justifique os equívocos, ficamos preocupados com a divulgação desses erros crasos aos estudantes. Imagine: Cristóvão Colombo é nosso contemporâneo... ele não nasceu em 1492, mas sim em 1942(!!). Só peço a Cristóvão que não venha me convencer dizendo que sabe colocar o ovo em pé. Que dizer do nosso sistema solar, com o total de dez planetas? Ô seu moço do disco-voador, dê o ar graça!

8 comentários:

  1. Isto é um absurdo, imagine o quanto foi gato, e o quanto será gasto para fazer as retificações. E o papel do revisor onde fica?
    Os estudantes brasileiros ou boa parte deles não deram conta do material didático antigo,quanto mais os novos livros com as novas regras ortográficas.
    Realmente, a educação no Brasil tornou-se um grande balcão de negócios.

    ResponderExcluir
  2. Equívocos a parte... O preocupante são os possíveis erros não diagnosticados. Que o MEC a partir desse episódio retome a vigilância sobre as divulgações que são feitas nos livros. O povo brasileiro, que é vítima de uma educação deficiente, não pode ser penalizado por erros tão primários.

    ResponderExcluir
  3. Daqui a poucas horas, infelizmente, ninguém mais lembrará desses equívocos - nem mesmo os estudantes que utilizam este material didático. Pior do que o pouco caso com que a construção do conhecimentos de jovens pelo país afora, é saber que estes mesmos jovens serão os primeiros a cruzarem os braços diante deste fato. Afinal, é a própria Educação - enão só a pública, mas a particular também - que ensina: pensar, para que?

    ResponderExcluir
  4. A educação já anda mal das pernas,agora temos que pagar pelos erros do MEC!

    ResponderExcluir
  5. O livro didático, além de apresentar uma idéia de educação ideologica e tradicionalmente formada, traz diversos problemas de estrutura e traduz preconceitos arraigados na sociedade. É necessário uma revisão geral nesses livros. É necessário uma revisão geral na educação brasileira!

    ResponderExcluir
  6. Não vi essa aberração e estou aqui abismado. Um erro desses não merece perdão.
    E depois vêm reclamar que o Paraguai está em primeiro lugar nas eliminatórias para o mundial de futebol de 2010... Dois Paraguais contra um Brasil, uma Argentina, um Chile,... é covardia.

    ResponderExcluir
  7. Será apenas mais um episódio com pouca divulgação, e sem maiores danos ao ministério da educação, já que o mesmo se defendeu atribuindo o erro à gráfica. Isso demonstra a preocupação que o governo tem em relação a educação.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc Shagali, mais ainda falta um pouco de cultura para o nosso ministério da educação que são pagos para que estes livros sejam revisados.Agora, será que eles tem "tempo" para ler o que está escrito,se eles nem dão importância para a nossa educação?!

    ResponderExcluir