terça-feira, 31 de março de 2009

Tabagismo - discussão que é uma brasa, morou?

Uma notícia intragável para os fumantes. Hoje, o Projeto de Lei 577/08 será submetido à audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo. Esse Projeto é popularmente chamado Lei Anti-fumo. A sua autoria é do governador José Serra (PSDB). O texto proíbe o tabagismo em todos os espaços coletivos de Sampa, seja coletivo ou privado. A única exceção será para as residências e para os templos religiosos. Mesmo que o governador Serra acalente fins eleitoreiros, com essa iniciativa, a discussão sobre o direito ao fumo precisa ser retomada pela sociedade baiana também. Defendo o direito de quem quer aspirar fumaça e enriquecer a indústria do cigarro, à custa da própria vida. Mas também não posso me permitir à contaminação com fumaça de cigarro e similares. É preciso, sim, demarcar os espaços pelos quais poderemos transitar sem nos incomodarmos com aquela "cortina de fumaça". Ao invés de criar uma atmosfera de repressão contra os tabagistas, deve-se propor a eles o prazer de sorver o tabaco em fumódromos. Até hoje, não entendo como o conjunto musical The Platters marcou uma geração, entoando a música "Smoke gets in your eyes". Há quem prefira conquistar o charme da parceira com fumaça. Prefiro colocar à prova meu argumento e simpatia.

Um comentário:

  1. Com todo respeito aos tabagistas, quando estão fumando, prefiro mantê-los longe de mim. Tenho uma alergia horrível à cheiro de cigarro e acho que ninguém é obrigado a ser fumante passivo!

    ResponderExcluir