domingo, 15 de março de 2009

DE QUE SERVE ESSA NÉVOA QUE PASSA?

O fenômeno da inversão térmica já chegou a Salvador e não passou despercebido entre os soteropolitanos. Precisamente no dia 4, o céu da cidade, logo nas primeiras horas da manhã, assemelhava-se ao céu londrino, devido à presença de nevoeiro. Embora não tivesse a intensidade do nevoeiro londrino, os soteropolitanos estranharam a ocorrência do fenômeno e, em alguns pontos da cidade, até sentiram mau cheiro no ar. De acordo com os informes do Centro Estadual de Metereologia, o falso nevoeiro tem (ou teve?) os seus dias contados.
Mas, até lá, contaremos com a boa vontade da natureza. Aí vai uma perguntinha básica: qual é a colocação da capital baiana na escala de emissão de gases poluentes em relação a outras capitais brasileiras?
Se a inversão térmica começa a dar o ar de sua graça, talvez estejamos descuidados com a manutenção do nosso ar praieiro. Mesmo com Todos-os-Santos a nosso favor, é melhor não abusar da fé. Ao referir-se a esse fenômeno, evoco outro, o da maré vermelha, que não ficou esclarecido. Apenas foi dito que era um fenômeno marinho natural. Ponto final. Tenho receio de surgirem outros fenômenos idênticos, só que multicoloridos. Para eu não morrer na praia, tal como os peixes vitimados pela maré vermelha, ficaremos de sentinela e desejosos de bons ares para todos, sem prazo de validade.

4 comentários:

  1. Lembro desse dia, mas não pq senti o cheiro. Minha irmã acordou assustada falando desse tal cheiro que eu não senti, na rua todos comentavam...Mas eu não tinha visto tal noticia, gostei de saber o que pode ter sido! e esperamos que outros fenomenos nao ocorram.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se estava extremamente distraída, mas não lembro de nada!!!

    Engraçado. Houve tempos em que diziam que o Brasil era privilegiado por não sofrer problemas climáticos... Vamos continuar "tratando bem" a natureza, para ver como ela vai nos responder.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quando é que a população vai se conscientizar do problema.
    É bom não deixarmos para abriros olhos quando já for tarde demais. A natureza vem sendo agredida no dia-a-dia e os efeitos estão aí.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto observamos esses"fenômenos da natureza", deixamos de colocar literalmente a cara na rua, e mobilizar a população para que entendam que algo precisa ser feito urgentemente. Exigir dos nossos governantes decisões mais eficazes, e campanhas de conscientização que choquem a população, e que façam abrir os olhos daqueles que ficam observando sentados na poltrona, fenômenos como esse.

    ResponderExcluir